Nesse mini-artigo, listo algumas tarefas e o passo-a-passo relacionado a elas.
1. Criar uma biblioteca.
Em minha opinião, a melhor forma de se criar uma biblioteca para o Arduino é usar seu editor de programas preferido. O ambiente de desenvolvimento do Arduino foi projetado para criar Sketches, e não bibliotecas.
1.1 Crie um diretório com o nome da biblioteca, por exemplo Testlib.
$ mkdir Testlib |
1.2 Crie os arquivos da biblioteca dentro do diretório criado. Nomeie os arquivos como Testlib.h e Testlib.cpp.
1.3 Abra o ambiente de desenvolvimento do Arduino e importe a biblioteca recém criada: Acesse o menu Sketch -> Import Library, e escolha a sua biblioteca. Caso não a visualize, verifique se os nomes foram criados corretamente (somente arquivos .h e .cpp). Numa inclusão correta, surgirá a linha abaixo no sketch:
#include "testlib.h" |
1.4 Usando o ambiente de desenvolvimento, compile a biblioteca. Caso surjam erros, volte a editar os arquivos da biblioteca com seu editor de programas.
Para maiores detalhes, ver referência abaixo.
Referência: Writing a Library for Arduino
2. Adicionar uma biblioteca de terceiros
Muitas vezes, temos de baixar e instalar bibliotecas de terceiros para certos projetos. Recentemente adquiri um sensor DHT11 (humidade e temperatura) e tive de baixar a biblioteca que o gerencia.
2.1 Baixando os fontes:
Acesse o link http://playground.arduino.cc/main/DHT11Lib, copie os fontes dht11.h e dht11.cpp, salvando como arquivos texto.
2.2 Crie um diretório chamado DHT11 e copie os arquivos para ele.
2.3 Mova o diretório DHT11 (e os arquivos internos) para a pasta das bibliotecas do Arduino.
2.4 Abra o ambiente de desenvolvimento do Arduino e importe a DHT11: Acesse o menu Sketch -> Import Library.
Se tudo foi feito corretamente, surgirá a linha #include <dht11.h> no sketch automaticamente.
Esse é o método manual de instalar bibliotecas. O link a seguir detalha o método automatizado de instalação: http://arduino.cc/en/Guide/Libraries.
3. Incluindo uma biblioteca dentro de outra
Falamos até agora um pouco sobre a criação e instalação de bibliotecas para o Arduino. Agora descreveremos um "arremedo técnico" para que possamos referenciar elementos de uma certa biblioteca dentro de outra.
Esclarecendo o problema: recentemente, trabalhando num projeto de hexápode, tentei incluir a biblioteca "Servo" dentro de uma biblioteca que criei. Minha surpresa foi verificar que não era possível fazer isso. O ambiente de desenvolvimento do Arduino não traz facilidades para incluir uma biblioteca para dentro de outra. Tentei várias formas de include: referenciamento global, local etc. Nada deu jeito.
Então, pesquisando um pouco nos fóruns, encontrei uma dica que resolvel facilmente o problema. Basta escrever a biblioteca conforme o item 1. No Sketch criado, apenas inclua ambas as bibliotecas criadas, tendo o cuidado de colocar primeiro a biblioteca base. Por exemplo, se a biblioteca Testlib que criamos precisa acessar elementos da biblioteca Servo e da DHT11, nós simplesmente incluímos no sketch, na seguinte ordem:
# include <servo.h> # include <dht11.h> # include <testlib.h> |
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